terça-feira, 3 de abril de 2012

Sessão solene marca Dia Internacional de Conscientização sobre o Autismo

O Dia Internacional de Conscientização sobre o Autismo foi celebrado nessa segunda-feira (02) em sessão solene no Plenário da Câmara dos Deputados. O evento teve a participação do secretario nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), que destacou a importância do Plano Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite, para melhorar a vida das pessoas com autismo.

Segundo o secretário, o Ministério da Saúde desenvolve atualmente o primeiro protocolo clínico para pessoas com transtorno do espectro autista. No último dia 21, foi colocado para consulta pública o primeiro protocolo para pessoas com Síndrome de Down.  “O Brasil tem o grande desafio de constituir o apoio necessário para que as pessoas tenham, de fato, equiparação de oportunidades”, afirmou Antônio José Ferreira.

A sessão foi requerida pela deputada Rosinha da Adefal (PTdoB), que defende a aprovação do projeto de Lei nº 1.631/2011, responsável por instituir a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Estima-se que haja no país 2 milhões de pessoas com autismo.

Homenagens – A partir desta segunda-feira (2) os principais monumentos e prédios públicos do país tiveram iluminação especial em ocasião do Dia Internacional de Conscientização sobre o Autismo, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor ganhou uma iluminação em tons de azul. A iniciativa tem o objetivo de chamar a atenção sobre a necessidade do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.

Além do monumento carioca, foram iluminados em azul o Teatro Amazonas, em Manaus, e o Congresso Nacional, em Brasília.  O Empire State Building, em Nova York (Estados Unidos), e o Big Ben, em Londres (Inglaterra), também tiveram iluminação especial.

Fonte: http://www.sedh.gov.br/clientes/sedh/sedh/2012/04/02-abr-2012-sessao-solene-marca-dia-internacional-de-conscientizacao-sobre-o-autismo

0 comentários:

Postar um comentário