quarta-feira, 25 de abril de 2012

JOINVILLE: Naipe é homenageado pela Câmara de Vereadores

Nesta quinta-feira (26/4), o Naipe - Núcleo de Assistência Integral ao Paciente Especial – serviço da Secretaria Municipal da Saúde, será homenageado pelos vereadores de Joinville pelos 10 anos de atividades, completados no dia 13 de março. A solenidade acontece no plenário da Câmara de Vereadores, às 19h30.

O Naipe é um serviço de referência em saúde pública e desde 2002 assiste as pessoas com deficiência intelectual. Por mês, são atendidos cerca de 3 mil pacientes. O serviço possui uma equipe multidisciplinar formada por pediatras, neuropediatras, ortopedistas, odontólogos, fonoaudiólogos, psiquiatra, psicólogos, assistente social, fisioterapeutas, pedagogos e terapeutas ocupacionais.

O Naipe funciona das 7h às 13h, na rua Plácido Olímpio de Oliveira, bairro Bucarein. 

Naipe é sinônimo de dedicação aos pacientes especiais

Com apenas sete meses, Everton Corrêa, hoje com 18 anos, sofreu de meningite duas vezes e parte de seu cérebro foi prejudicado. Por consequência, ficou sem andar e teve dificuldades de se comunicar através da fala. "A médica disse que ele nunca mais andaria, mas eu fiz exercícios com ele em casa, ajudei, ensinei e ele conseguiu voltar a andar com quase três anos", emociona-se Liria Corrêa, mãe do paciente.

Everton é um dos primeiros pacientes do Núcleo de Assistência Integral ao Paciente Especial (Naipe) e utiliza o serviço desde a sua criação. Conheceu a instituição por indicação do jardim de infância onde estudou. No Naipe, ele é atendido por um fonoaudiólogo, psiquiatra, pratica atividades físicas e faz teatro. Liria percebe o crescimento do filho: “Ele aprendeu muita coisa, aprendeu a se comportar, sabe o que pode e o que não pode fazer, aprendeu a conviver em grupo e agora está começando a soltar a fala”.

Após 18 anos de dedicação integral ao filho, Liria compreende e agradece o apoio do Naipe em sua vida. “Se não fosse o Naipe eu não saberia o que fazer. Eles precisam de atenção 24 horas”, comenta a mãe. 

AGENDA:  
* O que: Homenagem ao Naipe pelos 10 anos de atendimento* Onde: Câmara de Vereadores de Joinville
*
Horário: 19h30
*
Aberto ao público

0 comentários:

Postar um comentário