Featured Article

sexta-feira, 29 de junho de 2012

3ºs Jogos Escolares Paradesportivos de Joinville ocorrem nesta sexta (29/6)

A Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville (Felej) se concentra para os 3ºs JEMP - Jogos Escolares Municipais Paradesportivos. A competição ocorrerá nesta sexta-feira (29/6), no período da manhã, na Pista de Atletismo da Univille. Já são mais de 220 inscritos, um recorde para o evento que reunirá diversas escolas da rede municipal da cidade. São alunos de até 19 anos, divididos em três categorias: A (5 a 8 anos), B (9 a 14 anos) e C (15 a 19 anos).

Assim como nas outras duas edições dos JEMP (2009 e 2010), alunos dos quatro segmentos de deficiência estarão nas disputas: DV (Deficientes Visuais), DA (Deficientes Auditivos), DI (Deficientes Intelectuais), e DF (Deficientes Físicos) competindo nas provas de 50 e 100 metros rasos, salto em distância, arremesso de peso e lançamento de pelota. "São em eventos deste porte que descobrimos nossos novos talentos", ressalta Rosicler Ravache, coordenadora do Paradesporto na Felej. "Após o desempenho dos JEMP entramos diretamente em contato com os alunos para encaminha-los aos seus devidos segmentos", completa.


Os Jogos Escolares Paradesportivos de Joinville são realizados pela Felej, com o apoio da Secretaria de Educação/CEAPE (Centro de Apoio Pedagógico). A abertura do evento está programada para as 9 horas com as provas acontecendo logo em seguida e término programado para 11h30.

Fonte: http://www.joinville.sc.gov.br/noticia/2208-3%C2%BAs+Jogos+Escolares+Paradesportivos+de+Joinville+ocorrem+nesta+sexta+%2829-6%29.html

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Brasil segue invicto e lidera Torneio Internacional de futebol de 5

A Seleção Brasileira de Futebol de 5, atual bicampeã mundial e paralímpica, está em Madri desde a última sexta-feira (22) para a disputa do Torneio Internacional. Participam da competição, além do Brasil, as seleções da Argentina, China, Espanha, França e Inglaterra. Todas as equipes estão confirmadas nos Jogos Paralímpicos de Londres, que acontecem entre os dias 29 de agosto e 9 de setembro.

O Brasil estreou no domingo (24) contra os arquirrivais argentinos, e não deu chance aos nossos vizinhos. Vitória por 2×0 com gols de Bill e Jeffinho. A segunda partida foi contra os espanhóis, donos da casa. Mais uma vez vitória por 2 x 0, gols marcados por Bill e Raimundo.


Na terça-feira (26) a Seleção entrou em campo para enfrentar os anfitriões das Paralimpíadas, a Inglaterra. Com show de Jeffinho, melhor jogador do mundo em 2010, o Brasil goleou os ingleses por 5 x 1, com três gols de Jeffinho, um de Cássio e outro de Bill, que marcou nas três partidas da Seleção até agora.


Com a campanha invicta e 100% de aproveitamento, o Brasil segue na liderança do torneio com nove pontos. Nesta quarta-feira (27), a Seleção fará seu penúltimo jogo no Torneio contra a França. A partida de encerramento será com os chineses, na quinta-feira (28). Todas as seleções jogam entre si, num sistema de pontos corridos.

Fonte: http://sentidos.uol.com.br/canais/materia.asp?codpag=13892&

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Bonequinhas e bonequinhos com deficiência – Lindos!

As bonecas See Able Dolls, fabricadas e patenteadas na cidade de East Greenwich (EUA), foram meticulosamente desenhadas da cabeça aos pés. Com 18 cm de altura, braços de vinil , órgãos de pano, careca, com peruca, com bandana, próteses, muletas… são perfeitas para ensinar crianças com deficiência sobre próteses e fisioterapia. Também podem ser usadas para sensibilizar as crianças sobre a questão da deficiência e da leucemia.

Essas bonecas têm seu próprio ursinho de pelúcia e  um conjunto de muletas. Nove delas têm próteses abaixo do joelho. Há também bonecas carecas especialmente concebidas para crianças que estão fazendo quimioterapia.


O mais parecido no Brasil que temos são os bonequinhos da AACD para o Teleton.

Fonte: http://www.deficientefisico.com/bonequinhas-e-bonequinhos-com-deficiencia-lindos/

terça-feira, 26 de junho de 2012

Sexta é dia de superação na pista de atletismo na Univille

Nesta sexta-feira (29/06) a pista de atletismo da Univlle vai receber um grupo de atletas para uma competição muito especial. A partir das 9h serão realizadas as competições do JEMP, os Jogos Escolares Paradesportivos de 2012. As provas envolvem cerca de 300 alunos com deficiência que compõe as equipes paradesportivas de Joinville. Até as 11h30 serão realizadas provas de 50 e 100 metros rasos, salto em distância e lançamento de peso e pelota.

O professor Neilson Rocha, do núcleo de educação fisíca da Secretaria de Educação e um dos

coordenadores da competição explica que as provas servem para observar o desempenho,
mas, sobretudo, para a inclusão social dos alunos. "Na pista eles deixam de se sentirem
deficientes para se assumirem como paratletas, isso eleva a autoestima", conta o professor. As
provas também servem para integrar os alunos e seus familiares. O evento é uma parceria da
Secretaria de Educação e da FELEJ.

Serviço:

- O que: JEMP - Jogos Escolares Paradesportivos 2012
- Onde: Pista de Atletismo da Univille
- Quando: Sexta (29/06)
- Horário: 9h - Cerimonial - 9h30 - Início das Competições - 11h30 Previsão de término

Contatos para entrevista:

- Professor Neilson Rocha (47) 9144.7470 - Núcleo de Educação Fisica da Sec.

de Educação
- Professora Rosecler (47) 3433.1160 - Núcleo de Paradesporto da FELEJ


Fonte: SECOM

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Seguridade aprova pena maior para crime contra criança com deficiência

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na quarta-feira (13) o aumento das penas para os crimes ou infrações administrativas cometidas contra crianças e adolescentes com deficiência. Para os crimes, as penas serão aumentadas em 1/3; para as infrações, em 1/4 daquelas já previstas para os jovens. A medida consta do Projeto de Lei 660/11, da deputada Nilda Gondim (PMDB-PB).

O relator da proposta, deputado Roberto de Lucena (PV-SP), defendeu a proposta e punições mais rigorosas para esse tipo de ação. "Essas condutas são mais graves do que a conduta dos que ofendem crianças e adolescentes sadios, provocando maior repulsa da sociedade, que deve ser expressa pelo tratamento penal mais grave da questão", disse.


O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8.069/90) lista crimes e infrações contra crianças e adolescentes e estabelece penas. Entre os crimes, estão: entregar filho a terceiro mediante recompensa (pena de reclusão de um a quatro anos e multa) e filmar cena de sexo envolvendo criança ou adolescente (pena de reclusão de quatro a oito anos e multa).


Entre as infrações administrativas, estão: deixar de comunicar às autoridades competentes suspeita de maus-tratos contra criança ou adolescente, hospedar jovem desacompanhado dos pais ou sem autorização escrita desses ou da autoridade judiciária. Em ambos os casos as penas são de multa.


Tramitação

A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.



Fonte: http://sentidos.uol.com.br/canais/materia.asp?codpag=13882&

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Síndrome de Asperger e os maiores gênios da humanidade

Matéria muito bacana do Blog do Deficiente Físico:

Síndrome de Asperger é uma síndrome do espectro autista, diferenciando-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo. A validade do diagnóstico de SA como condição distinta do autismo é incerta, tendo sido proposta a sua eliminação do “Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais” (DSM), sendo fundida com o autismo.

Bill Gates
A SA é mais comum no sexo masculino. Quando adultos, muitos podem viver de forma comum, como qualquer outra pessoa, entretanto, além de suas qualidades, sempre enfrentarão certas dificuldades peculiares à sua condição.

A Síndrome de Asperger  tem sido identificada naqueles que são considerados os maiores gênios da humanidade. De Einstein a Newton, de Van Gogh a Bill Gates, a obsessão e isolamento próprios desta indrome fez com que estes fossem os melhores nas suas áreas. Computadores pessoais, filmes e teorias científicas podem ter sido fruto desta síndrome.

Autistas famosos e surpreendentes

Menino autista, que tem Q.I. superior a Einstein, desenvolve sua própria teoria da relatividade
  Sugestão Cultural – Livro: Olhe nos meus olhos


O comportamento de Bill Gates, dono da Microsoft e inventor do Windows, não passa despercebido nas reuniões: Balança-se mecanicamente para a frente e para trás na cadeira e faz o mesmo nos aviões. Não gosta de manter contato olhos nos olhos e tem pouca habilidade social. Estas características são citadas no livro Thinking in Pictures da médica norte-americana Temple Grandin, especialista em síndrome de Asperger, e indicam que Gates sofre da síndrome de Asperger.

Este é o nome dado a uma série de problemas que afeta algumas crianças, e também adultos, quando tentam se comunicar com os outros. Focam-se numa área, como matemática ou línguas, e tornam-se obsessivos. São normalmente inteligentes, mas apesar de dominarem a linguagem e o vocabulário, não os conseguem usar em contexto social.

Vincent Van Gogh

Um dos casos mais extremos de Asperger foi do pintor holandês Vincent Van Gogh. Nascido em 1853, só vendeu um quadro em toda a vida. Em criança gostava de ficar sozinho e tinha dificuldade em relacionar-se. Os acessos de raiva eram frequentes e parecia estar sempre noutro mundo. Só descobriu o talento para a arte aos 27 anos e suicidou-se em 1890 sem ter conseguido cumprir o que se lhe pedia enquanto homem nessa época: constituir família e subsistir sozinho.

A Teoria da Relatividade e o Princípio da Gravitação Universal podem ser considerados duas das maiores contribuições de pessoas com síndrome de Asperger. Segundo pesquisadores britânicos, os gênios Albert Einstein e Isaac Newton sofriam do transtorno. A maioria das pessoas com síndrome de Asperger possui habilidades extraordinárias e se destacam em determinada área de estudos.

De acordo com o psicólogo Alexandre Costa e Silva, muitos se destacam nos campo científico, tecnológico ou artístico. “Alguns chegam a ser considerados gênios e superdotados“, afirma. Eles restringem seu campo de interesse e se dão bem em determinado assunto, mas tem grandes dificuldades com a interação social. Isso porque enquanto a maioria utiliza parte de sua energia para as relações sociais, as pessoas com síndrome de Asperger depositam para o conhecimento. “Entretanto, as pessoas com síndrome de Asperger não se dão bem em todas as disciplinas, podendo ser excelentes em algumas áreas e fracassarem em outras“, atenta.
Após uma pesquisa minuciosa sobre a personalidade, a biografia e as contribuições de Eisntein e Newton, cientistas da Universidade de Cambridge e da Universidade de Oxford detectaram que eles tinham Síndrome de Asperger – mesmo que em vida nunca tenham sido diagnosticados como tal.

Albert Einstein
 Albert Einstein só começou a falar aos três anos de idade, mas isso não o impediu de formular a teoria da Relatividade e de se tornar um gênio. A autora Illana Katz, no seu livro In a World of His Own: A Storybook About Albert Einstein, relata que o alemão “era um solitário sem amigos que tinha receio de multidões”. Até aos sete anos repetia frases para si próprio. Quando adulto suas aulas eram confusas e absorvia-se tanto nos problemas da física que esquecia o mundo à sua volta. Mas Glen Elliott, psiquiatra da Universidade de São Francisco (EUA), nega o autismo do físico: “A impaciência com a lentidão intelectual dos outros, narcisismo e paixão por uma missão de vida pode tornar os indivíduos isolados e de difícil interação.” Até que, segundo relatos da época, Einstein tinha bom sentido de humor, algo difícil de encontrar em alguém com avançado estado da síndrome de Asperger.

Isaac Newton
 No caso de Isaac Newton, ele costumava falar pouco e esquecia de comer, tamanho era seu envolvimento com o trabalho. Aos 23 anos, quando começou a desvendar a Lei da Gravidade, Newton era conhecido por ser um sujeito distante e com acessos de mau humor. Os registros apontam que desde a infância, quando ele se apaixonava por um tema, fazia com tanta intensidade que passava longos períodos de solidão para estudá-lo.

Fonte:http://www.deficientefisico.com/sindrome-de-asperger-e-os-maiores-genios-da-humanidade/

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Seis profissionais de Joinville nas Paralímpiadas de Londres

O Comitê Paralímpico Brasileiro divulgou nessa quarta-feira (20/6) os relacionados que estarão representado o Brasil nas Paralímpiadas de Londres. Ao total uma atleta, quatro guias e um treinador ligados à Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville (Felej) vão representar o Brasil a partir do dia 29 de agosto.

A delegação brasileira será formada por mais de 300 pessoas. São 182 atletas acompanhados de guias, técnicos, auxiliares e profissionais da saúde. Pela Felej, no atletismo, foram convocados a atleta Sheila Finder, acompanhada dos guias Everaldo Braz Lúcio, Justino Barbosa dos Santos, Laércio Alves Martins e Amaury Veríssimo, técnico da seleção brasileira. A delegação de joinvilenses ainda é composta pelo polivalente técnico do tênis de mesa Celso Toshimi. "Esperavámos mais vagas, principalmente a do Talisson Glock. Mas a convocação premiou diversos profissionais que trabalham conosco e teremos a certeza de um bom trabalho em Londres", resumiu Rosicler Ravache, coordenadora do Paradesporto da Felej.


"É um reconhecimento do trabalho de excelência que esta sendo realizado aqui na Fundação", declarou Flávio Sérgio Pscheitd, presidente da Felej. A lista completa da convocação para os jogos paralímpicos esta no site do Cômite: www.cpb.org.br


Gabriel Fronzi

Fonte: http://www.joinville.sc.gov.br/noticia/2148-Seis+profissionais+de+Joinville+nas+Paral%C3%ADmpiadas+de+Londres.html

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Você sabe a diferença entre Preferencial x Exclusivo?

As vagas para pessoas com deficiência são exclusivas, ou seja mesmo que não haja ninguém para ocupá-las, elas devem permanecer respeitadas. Já a maioria dos caixas de supermercados são preferenciais, então se não tiver ninguém nas condições citadas pode ser usada por qualquer cliente do estabelecimento, porém se houver fila e chegar alguém nas condições, essa pessoa deverá passar a frente.
Leia a matéria na íntegra para entender mais

Há algumas semanas, recebi de um amigo uma foto pelo Twitter. Tratava-se de um flagrante de desrespeito às vagas reservadas para idosos. O registro foi feito num supermercado de Campo Grande (MS), e a imagem estava postada num Tumblr.

Até aí, nada de novidade. O que intriga foi o comentário de um cidadão sobre a foto. O comentário foi exatamente este:

“O Comper Jardim dos Estados tem muitas vagas para idosos. Não acho que seja errado, mas as vezes acontece de simplesmente não ter idoso o suficiente para ocupar todas elas. Nunca vou no mercado durante o dia ou manhã, mas durante a noite sempre tem pelo menos 10 dessas livres. Não estou dizendo que o cara está certo, mas se a foto tivesse sido tirada uns 2 metros para trás, talvez desse pra ver que não faltava vaga nesse dia (como você pode deduzir pela luz vindo da direita e pelo espaço aparentemente vago na esquerda).”

Espaços e mobiliários acessíveis são “reservados” às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, mas há diferença entre “preferencial” e “exclusivo”. Estruturas “preferenciais” podem perfeitamente ser utilizadas por pessoas sem dificuldades de locomoção, como por exemplo caixas de banco, assentos de ônibus e sanitários acessíveis. As vagas de estacionamento são estruturas “exclusivas” ao uso das pessoas que realmente necessitam delas, ou seja, cadeirantes, idosos e outros.

Tudo bem que nem todas as pessoas – como o cidadão do comentário acima – têm este tipo de informação. Mas será tão difícil assim entender a importância de uma vaga reservada para idosos e o porquê de não utilizá-la? Ora, se por exemplo uma pessoa está sentada num assento preferencial num metrô e um idoso entra no vagão, basta a pessoa levantar-se e ceder a poltrona. Mas podemos usar o mesmo raciocínio para o uso de uma vaga reservada (exclusiva) de estacionamento? Claro que não!

É por essas e outras que recebemos tantas fotos de desrespeito às vagas reservadas. Acredito que o problema não é falta de informação, mas falta de respeito. Infelizmente, certas pessoas só terão consciência da importância da acessibilidade quando precisarem dela.

Frederico Rios


Fonte: http://www.deficientefisico.com/voce-sabe-diferenca-entre-preferencial-x-exclusivo/

terça-feira, 19 de junho de 2012

Rio+20 é a 1ª grande conferência com ampla acessibilidade, diz ONU

O diretor da área de conferência das Nações Unidas, Magnos Olafson, afirmou no sábado (16/06) que a Rio+20 entrará para a história como o primeiro grande evento da ONU com ampla acessibilidade a pessoas com deficiência física. Ele participou de seminário no Parque dos Atletas sobre acessibilidade em grandes eventos

"A Rio+20 já está se tornando marco na história das Nações Unidas. É uma conferência com uso de papel inteligente e vai ser reconhecida como a primeira conferência com acessibilidade", afirmou.


Ele elogiou a estrutura de acesso e trânsito nos locais onde ocorrem eventos relacionados à Rio+20. "Nunca esperei que fariam tanto pela acessibilidade física como fizeram na Rio+20. Não apenas a questão da estrutura, mas também o transporte", disse.


Críticas ao acesso de surdos e deficientes visuais

Ele criticou, contudo, a falta do uso "sistemático" de linguagem para surdos nas palestras, e o fato de o site do evento, construído pela ONU, não ter mecanismos de acesso a deficientes visuais. "Os websites dos eventos precisam ser totalmente acessíveis, inclusive por pessoas com deficiências visuais. Também a linguagem para surdos não está sendo usada de forma sistemática", afirmou.

Ele afirmou que os erros e acertos da Rio+20 na questão da acessibilidade servirão de teste e darão exemplo para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, grandes eventos esportivos que serão sediados no Brasil.


A secretária municipal do Rio de Janeiro para a pessoa com deficiência, Georgette Vidor, afirmou que é preciso investir em capacitação para garantir a implantação de sistemas eficientes de acessibilidade a tempo da Copa.


"O problema dos projetos é quem executa. Ou capacitamos essas pessoas com uma urgência ou não vamos conseguir transformar a cidade do Rio de Janeiro", afirmou.


Fonte: http://sentidos.uol.com.br/canais/materia.asp?codpag=13886&

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Cirurgia restaura função da mão de pessoas com paralisia

Técnica cirúrgica oferecida na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, é capaz de restaurar a função da mão de pessoas com lesão medular.

O procedimento delicado, que tem duração de quatro horas, une as minúsculas terminações nervosas de apenas um milímetro de largura  para ajudar a restaurar a mobilidade da mão. A maioria dos pacientes volta para casa 24 horas após a cirurgia.

“Mesmo que um paciente pareça ter perdido a função total da mão, enquanto houver um nervo no braço ou no ombro sob seu controle, alguma mobilidade pode ser recuperada. A técnica permite reverter a paralisia e fornece uma liberdade funcional, de modo que os pacientes possam comer de forma independente, operar um computador ou segurar a mão de um ente querido”, afirma o pesquisador Justin M. Brown.

Operando sob um microscópio, Brown e seus colegas desligaram o nervo danificado e o reconectaram a um saudável. O nervo saudável é retirado de debaixo dos músculos do braço superior e, em seguida, ligado a um ramo do nervo que fornece a função do dedo.

Em contraste com transferências musculares, transferências nervosas permitem que grupos musculares inteiros possam ser restaurados no braço sem mudar visivelmente a anatomia do corpo.

“Os nervos crescem a uma taxa de 1 milímetro por dia. Durante um período de seis a 12 meses, os pacientes podem, essencialmente, despertar os braços e mãos e voltar a um nível satisfatório de funcionalidade e melhor qualidade de vida”, observa Brown.

Segundo Brown, ocasionalmente os pacientes sentem fraqueza temporária onde o nervo original saudável foi retirado. Estes músculos, no entanto, podem recuperar a sua resistência original. A imobilização raramente é necessária após a cirurgia. Os resultados mostram que as funções múltiplas da mão podem ser restauradas com um transplante único.

Nos Estados Unidos existem cerca de 300 mil pessoas que vivem com lesões na medula espinhal, com 12 mil novas lesões que ocorrendo a cada ano. Mais de metade destes danos no pescoço resultam em perda da função motora da mão e do braço.

De acordo com Brown, a técnica pode também ser oferecida em casos selecionados para pacientes com paralisia resultante de uma lesão traumática ou acidente vascular cerebral.

Fonte: http://www.deficientefisico.com/cirurgia-restaura-funcao-da-mao-de-pessoas-com-paralisia/

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Segunda etapa do Catarinense de Bocha Paralímpica ocorre nesta sexta (15/6) em Joinville

A segunda etapa do Campeonato Catarinense de Bocha Paralímpica ocorre nesta sexta-feira (15/6), no ginásio Mário Timm, em Joinville. Serão oito municípios e 28 atletas, na disputa da competição que teve seu primeiro evento em São João do Itaperiú (SC), no mês de maio. São três atletas da Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville (Felej) inscritos para esta edição e na busca pelas primeiras colocações.

A competição acontecerá durante todo o dia, dividida em quatro classes: BC1, BC2, BC3 e BC4. Ao total, são cinco eventos previstos para a temporada, porém, a próxima etapa ainda não tem data definida. Em São João do Itaperiú a Felej conquistou a primeira colocação com Diego Machado, na categoria BC1, e Deolinda Fernandes, na BC3. Além deles, também estará competindo pela maior cidade do estado o para-atleta Renato Dolçan que conquistou a quarta colocação nesta primeira etapa.


Os atletas da Felej treinam todos os dias, na Arena Joinville, com atividades de uma hora e meia sobre a coordenação da técnica Francielli de Resende.


SERVIÇO:


O QUE: 2ª Etapa do Campeonato Catarinense de Bocha Paralímpica

ONDE: Ginásio Mártio Timm
HORÁRIO: Das 8 às 17 horas
QUANDO: Sexta-feira (15/6)
QUANTO: Entrada Franca.


Fonte: http://www.joinville.sc.gov.br/noticia/2106-Segunda+etapa+do+Catarinense+de+Bocha+Paral%C3%ADmpica+ocorre+nesta+sexta+%2815-6%29+em+Joinville.html

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Oito atletas de Joinville vão disputar Etapa Nacional do Circuito Paralímpico de Atletismo e Natação

A partir desta sexta-feira (15/6), oito atletas do CEPE/Felej estarão em São Paulo (SP) na disputa da 1ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa Brasil Paralímpico, nas modalidades de atletismo e natação, ao lado de mais de 980 participantes de 21 estados e Distrito Federal, até o dia 17.

O Circuito chega ao oitavo ano seguido, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e tem como objetivo descobrir novos talentos além de formar as seleções de Natação e Atletismo, com foco nas competições internacionais.


Representando a Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville (Felej) e o Centro Esportivo para Pessoas Especiais (CEPE), oito atletas vão disputar a etapa Nacional. Garantidos nas Paralímpiadas de Londres, o nadador Talisson Glock e as velocistas Mariane Padilha dos Santos e Sheila Finder estarão na competição visando melhorar suas marcas. “Esperamos carimbar a vaga, visto a convocação oficial desta terça (19)”, revelou Rosicler Ravache, coordenadora do Paradesporto da Felej.


Até agora o Brasil já garantiu 181 vagas nos Jogos Paralímpicos de Londres, sendo 20 na Natação e 35 no atletismo. A convocação oficial será realizada nesta terça-feira (19) e divulgada no dia 20 de junho no site da CPB. “Vamos viver um dia de expectativa”, completou Rosicler.


A delegação de Joinville embarca na manhã desta sexta-feira (15), às 5 horas. Ainda representaram a maior cidade do estado os para-atletas Jonathan Farias, Ana Paula Fernandes, Lidiane Joaseiro e Michele Linzmeyer na natação; além de Rodrigo Silvério no atletismo.


Expectativa em melhorar os índices

Em ritmo acelerado de preparação, os atletas de Joinville esperam em São Paulo (SP) reiterar suas marcas visando as paralímpiadas de Londres. Na natação o fenômeno Talisson Glock irá nadar 100m costas, 100m livre S6, 200m medley SM6, 50m borboleta S6 e 50m livre S6. As provas acontecem na piscina do Parque São Jorge, nos dias 16 e 17.


Já Mariane Padilha dos Santos, no salto em distância, e Sheila Finder, no 100 m rasos T46 e salto em distância T46, competem nos mesmos dias, no Parque do Ibirapuera.


Fonte: http://www.joinville.sc.gov.br/noticia/2097-Oito+atletas+de+Joinville+v%C3%A3o+disputar+Etapa+Nacional+do+Circuito+Paral%C3%ADmpico+de+Atletismo+e+Nata%C3%A7%C3%A3o.html

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Equoterapia auxilia no tratamento de um dos sintomas da Prader-Willi

A equoterapia é uma atividade que atua na parte física e emocional de todos que a praticam, a fim de conseguir resultados mais rápidos no tratamento dos distúrbios alimentares. Em geral, pessoas com esta patologia apresentam ansiedade, insegurança, não aceitação, baixa autoestima, que acabam sendo depositadas na alimentação. E o quadro se torna ainda pior com as mudanças corporais, pois há um aumento destes sentimentos.

"Os exercícios em cima do cavalo vão atuar no controle e, em alguns casos, normalização desses sintomas, fazendo com que o praticante comece a se gostar mais e não deixe de se alimentar corretamente devido aos problemas emocionais", explica a fisioterapeuta Letícia Junqueira.


Entre os principais distúrbios alimentares está a anorexia, a bulimia, o transtorno obsessivo compulsivo (TOC) por alimentos, transtorno de ruminação e a síndrome de Prader-Willi.


O praticante P.M., de 5 anos, tem a síndrome de Prader-Willi e faz equoterapia há quase um ano. Entre os sintomas da doença está a necessidade involuntária de comer constantemente - o que normalmente gera outros problemas de saúde, como obesidade e problemas cardíacos -, retardo mental e transtornos de aprendizagem.


"Desde que iniciou a terapia com cavalos, P.M., que antes não se relacionava com outras crianças, evoluiu bastante na parte comportamental, está mais calmo e passou a ir à escola. Em um mês de tratamento, ele perdeu 8 quilos e diminuiu acentuadamente a compulsão alimentar e, com a Equoterapia, tem conseguido manter seu peso", conta a fisioterapeuta.


No momento em que o praticante se relaciona com o cavalo e realiza os exercícios propostos, há um aumento no nível de serotonina, neurotransmissor responsável pela felicidade, que faz com que a pessoa melhore a autoestima, se aceite e passe a se valorizar mais, ajudando na diminuição dos distúrbios alimentares.


Os resultados variam conforme o estado psicológico do praticante e do tipo de distúrbio que ele possui. Em quadros iniciais, é possível obter melhoras em apenas dez sessões. Já em casos mais graves, o tempo pode ser maior. 


Fonte: http://sentidos.uol.com.br/canais/materia.asp?codpag=13876&

terça-feira, 12 de junho de 2012

Lei Geral da Copa: sancionada reserva 1% dos ingressos a deficientes

Foi sancionada emenda apresentada pelo deputado Ruy Carneiro que reserva 1% dos ingressos dos jogos do Mundial para pessoas com deficiência. Pelo texto, os entes federados e a FIFA poderão celebrar acordos para viabilizar o acesso e a venda de ingressos para pessoas portadoras de deficiência, sendo assegurado, pelo menos, 1% da lotação do estádio.

Ruy Carneiro comemorou. “As pessoas com deficiência merecem ser tratadas de maneira especial, com respeito e atenção e, principalmente, nesses casos, com comodidade para que possam ter acesso a esse evento mundial”, afirmou o parlamentar.

O texto diz ainda que serão reservados lugares específicos para pessoas com deficiência, inclusive acompanhante, de modo a facilitar-lhes as condições de acesso, circulação e comunicação.
Na prática, ao não incluir os acompanhantes no cálculo de 1% dos deficientes, esta reserva pode chegar até 2% dos ingressos.


Fonte: http://www.deficientefisico.com/lei-geral-da-copa-sancionada-reserva-1-dos-ingressos-a-deficientes/

segunda-feira, 11 de junho de 2012

A superação da deficiência física com ajuda do Pilates

Esta matéria foi extraída da Revista Pilates e fala de como o Pilates ajuda na reabilitação física de uma pessoa com deficiência física.

A história do método Pilates começou em 1914, durante a primeira Guerra Mundial, quando Joseph Pilates começou a desenvolver intensamente seu conceito de um sistema integrado e abrangente de exercício físico, que ele mesmo chamou de “Contrologia”.

Joseph não deixou nenhum de seus companheiros de prisão parados, nem os mais debilitados, pois os exercícioseram feitos até em cadeira de rodas. Esses exercícios conseguiam promover uma verdadeira reeducação dos movimentos, identificando os limites e as necessidades da biomecânica humana.

Desde então, o Pilates tem sido utilizado com sucesso em reabilitação e pós reabilitação de complicações de joelhos, ombros, panturrilhas, em casos de acidentes automobilísticos, pós-cirurgias, portadores de Síndrome de Down, portadores de lesões, entre outros casos. Ou seja, o método Pilates é um método para todos!

O objetivo principal é capacitar o indivíduo ao maior aproveitamento de suas potencialidades de forma que ele possa ser independente nas atividades diárias da vida.

O Pilates ajuda a definir e desenvolver a musculatura, além de aumentar a força, a coordenação, a flexibilidade, postura, e o condicionamento físico,com isso a postura melhora muito e os movimentos se tornam mais fáceis, deixando o corpo mais saudável, respeitando o limite de cada praticante.

Baseado nesses princípios, foi criado o Pilates adaptado para o deficiente físico, que serve desde um aliado a reabilitação, como aos para-atletas que pretendem aprimorar suas habilidades no esporte.

A prática de atividades físicas pelos portadores de deficiência colabora para:

• Estimular a independência e autonomia;
• Melhorar a socialização com outros grupos;
• Melhorar a auto-valorização, a auto-estima e a auto-imagem;
• A melhoria das funções do aparelho circulatório, respiratório, digestivo, reprodutor e excretor;
• Melhoria na força e resistência muscular global;
• Melhora no equilíbrio estático e dinâmico;
• Manutenção e promoção da saúde;
• Superação de situações de frustração;
• Experiência com suas possibilidades, potencialidades e limitações.

Ao praticar alguma atividade física ou esportiva, indivíduos com deficiências motoras podem, assim como as pessoas sem deficiências, aprimorar sua condição física e sua saúde. Mais do que isso, podem também mudar sua perspectiva de vida, por perceberem que são capazes de realizar habilidades que julgavam impossíveis. Ao realizar destrezas motoras, pessoas com deficiências recuperam sua confiança e auto-estima perdida.

Segundo a fisioterapeuta e instrutora de Pilates da Pilates StudioFit Fernanda Misquevis, o importante é ressaltar que o método pode fazer parte da reabilitação dos pacientes, mas não substitui a fisioterapia.

Fonte: http://www.deficientefisico.com/a-superacao-da-deficiencia-fisica-com-ajuda-do-pilates/

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Ford Credit lança site acessível a pessoas com deficiência visual

A Ford Credit inova e antecipa tendência ao se tornar a primeira financeira de montadora a oferecer uma página na Internet acessível a portadores de deficiência visual. A empresa, uma das maiores no setor de financiamento automotivo do mundo, investiu em nova tecnologia de programação, que habilita agora a utilização de software de leitura. O sistema  reproduz em voz alta cada palavra escrita no site, possibilitando a interação de deficientes visuais aos produtos e serviços, além de informações instituicionais, da Ford Credit.

O objetivo de reformulação da página da Ford Credit foi alinhá-la à importância que a empresa dá à inclusão, além de estabelecer o padrão da estratégia ONE Ford, com layout que segue o padrão do site institucional da Ford, o que mostra a sinergia visual das páginas da empresa.  “A Ford sempre teve a preocupação com a inclusão social e digital em sua missão. Por este motivo, nos antecipamos a uma regulamentação já prevista em lei para bancos financeiros de varejo. Proporcionar acessibilidade a todos vem ao encontro de um dos pilares da marca que é a inovação”, diz Reinaldo Faga, Diretor da Ford Credit e do Banco Ford.

Além da acessibilidade, outra novidade implantada no site da Ford Credit foi a reativação da área “Trabalhe Conosco”, com o objetivo de aperfeiçoar o processo seletivo para novos empregados.  E para atender aos padrões de segurança da montadora foi estabelecida parceria com a Elancers, empresa especializada em consultoria em Recursos Humanos que passa a ser o provedor de banco de currículos da Ford Credit, proporcionando novas ferramentas para a administração das informações.

A área de “Responsabilidade Social” também foi reformulada para que os visitantes possam conhecer, de acordo com os quesitos Cidadania Corporativa e Diversidade, as ações promovidas pela empresa de financimento.

A página da Ford Credit ficou com uma navegação ainda mais ordenada e objetiva, uma vez que lá estão inseridas as páginas do Banco Ford, do Consórcio Nacional Ford e do Programa Seguros Ford. Outra novidade é a ferramenta para planejamento do orçamento, que proporciona ao consumidor uma melhor orientação em relação ao valor a ser disponibilizado para as parcelas de seu financiamento. “Queremos ir além na oferta dos nossos serviços aos consumidores e não só disponibilizar o serviço de financiamento em si, mas também as ferramentas que tornem o negócio claro e que sejam necessárias para que eles tenham confiança em nossa empresa”, completou Faga.


Fonte: http://www.deficientefisico.com/ford-credit-lanca-site-acessivel-a-pessoas-com-deficiencia-visual/

terça-feira, 5 de junho de 2012

Cientistas identificam proteína responsável pela produção de neurônios motores

Cientistas da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, descobriram que o bloqueio de uma proteína chave permite controlar a produção de neurônios motores no peixe paulistinha.

O trabalho pode ajudar no desenvolvimento de novos tratamentos para a doença do neurônio motor, lesão medular e derrames em seres humanos.

Peixes paulistinha são importantes para ajudar os cientistas a compreender como neurônios motores são produzidos porque, ao contrário dos mamíferos, eles são capazes de criar novos neurônios motores na vida adulta.

Os seres humanos podem gerar neurônios motores durante o desenvolvimento embrionário, mas perdem a capacidade de gerar estas células, que são importantes para falar, andar e respirar, após o nascimento.
Isto significa que o organismo é incapaz de substituir estas células se elas são danificadas como resultado de doença do neurônio motor, lesão da medula e acidente vascular cerebral ou espinhal.

A equipe, liderada pela pesquisadora Catarina Becker, descobriu que a produção do neurônio motor pode ser aumentada em peixes paulistinha adultos com uma droga que inibe a chamada via de sinalização Notch.
“Se pudermos descobrir mais sobre os mecanismos celulares envolvidos no peixe paulistinha para produzir novos neurônios motores, vamos poder manipular estas vias em seres humanos com a esperança de ser gerar novos neurônios motor”, explica Becker.

A pesquisa se concentrou em células da fase inicial, conhecidas como células progenitoras, em peixes paulistinha, que têm a capacidade de gerar neurônios motores.

Os cientistas descobriram que quando uma proteína – chamada Notch1 - estava ativa, isso enviava sinais que impediam as células progenitoras de criar neurônios motores.

Impedir a proteína Notch1 de enviar esses sinais significava que os pesquisadores conseguiram ser capazes de aumentar a produção de células progenitoras e neurônios motores no peixe paulistinha.

Os seres humanos têm células progenitoras muito semelhantes às encontradas no peixe, que estão localizadas no sistema nervoso central. No entanto, após o desenvolvimento embrionário, estas células perdem a capacidade de se tornar neurônios motores nos seres humanos.

O estudo pode ajudar a encontrar maneiras de transformar as células progenitoras em neurônios motores após danos causados pela doença do neurônio motor, lesão medular ou acidente vascular cerebral.

Fonte: http://www.deficientefisico.com/cientistas-identificam-proteina-responsavel-pela-producao-de-neuronios-motores/

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Criança cadeirante faz novela e esporte radical

O esporte radical que João Lucas começou a treinar recentemente –já tem até patrocínio de uma marca de cadeiras de rodas resistente a impactos– chegou ao Brasil há cerca de quatro anos.

O “hardcore sitting” veio dos EUA, onde foi criado por Aaron Fotheringham, 18, o único no mundo a dar um giro de 360º saltando de uma rampa em cadeira de rodas.

Nove anos depois, o moleque se prepara agora para estrear como ator mirim na novela “Carrossel”, do SBT, e é uma das primeiras crianças “cadeirantinhas” a treinar manobras radicais em cadeira de rodas.

“Não consigo nem andar de bicicleta e o João tem essa energia toda. É da natureza dele. Acho que as conquistas que ele tem tido vão ser refletidas para todas as crianças com deficiência, que poderão ser vistas de forma menos estigmatizada”, declarou a mãe, Adriana Dutra.

Fonte: http://www.deficientefisico.com/crianca-cadeirante-faz-novela-e-esporte-radical/

Postagens

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Blogger templates