terça-feira, 15 de maio de 2012

JOINVILLE: Saúde - Conheça a estrutura do atendimento de saúde mental de Joinville

Estrutura do atendimento de saúde mental de Joinville

CAPS I – Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil “Cuca Legal”
O QUE FAZ: Atendimento às crianças e adolescentes até 16 anos que estejam em sofrimento psíquico grave (psicose, depressão, transtornos de humor, transtornos alimentares, distúrbio de conduta, fobias, entre outros) que apresentem dificuldades em estabelecer e manter relações na família, escola e comunidade. Também atende crianças e adolescentes até 14 anos que fazem uso nocivo de substâncias psicoativas. 

CAPS II – Centro de Atenção Psicossocial “NOSSA CASA” (Atenção Diária)
O QUE FAZ: Acompanhamento intensivo de pessoas com sofrimento psíquico grave acima de 18 anos, residentes na zona sul do município. Funciona como um recurso intermediário entre a rede ambulatorial e a internação hospitalar, evitando reinternações psiquiátricas. O atendimento compreende acompanhamento em enfermagem, psicologia, psiquiatria, serviço social, terapia ocupacional e farmácia. 

CAPS III - Centro de Atenção Psicossocial 24h– Dê Lírios
O QUE FAZ: Serviço 24 horas que atende pessoas com transtornos mentais graves e persistentes. Acompanhamento intensivo e diferenciado em saúde mental para as pessoas acima de 18 anos, residentes na zona norte do município.

CAPS AD - Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas
O QUE FAZ: Atende adolescentes a partir dos 14 anos e adultos que fazem uso nocivo e abusivo de drogas e álcool, com ênfase na reabilitação e reinserção social, familiar e redução de danos. Nos próximos dias, entra em funcionamento o “Consultório de Rua” - um veículo equipado que percorre a cidade para dar assistência aos usuários de drogas e álcool que moram ou estão em situação de rua. 

PAPS - Pronto Acolhimento Psicossocial
O QUE FAZ: acolhimento de pessoas que chegam ao serviço espontaneamente ou encaminhados pelas unidades de saúde e dá o encaminhamento adequado às ações de saúde mental existentes no município. O PAPS não atende pessoas em surto (comportamento agitado, agressivo, delirante). Essas pessoas devem procurar os Serviços de Emergência do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt ou o CAPS de referência. 

SOIS - Serviços Organizados de Inclusão Social
O QUE FAZ: trabalha para a inclusão social das pessoas com transtorno mental por meio do trabalho, lazer, educação e moradia. O SOIS é também responsável pela administração da Residência Terapêutica que abriga pacientes de Joinville que estavam internados em hospitais psiquiátricos e procura reinserí-los no convívio social.



Fonte: SECOM - Prefeitura de Joinville

0 comentários:

Postar um comentário