segunda-feira, 14 de maio de 2012

JOINVILLE: Desafio Paraolímpico - Natação

De olho nos Jogos Abertos Paradesportivos de SC (Parajasc), marcados para novembro em Brusque, jovens atletas de Joinville mostraram a que vieram nas piscinas da Universidade da Região de Joinville (Univille), no sábado de manhã. O esquenta bem antecipado abriu a temporada deste ano do Desafio Paraolímpico, organizado pela Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville (Felej).

Amanhã, parte dos atletas participa dos Jogos Escolares Paradesportivos de SC (Parajesc), em Brusque, até domingo. Em junho, há a competição nacional, com mais disputas em julho e novembro. Porém, o mais esperado são mesmo os Parajasc. Segundo o nadador e voluntário da equipe de natação paraolímpica Centro Esportivo para Pessoas Especiais (Cepe), Vanderlei Quintino, o resultado do desafio surpreendeu. “Aumentaram nossa expectativa na delegação que vai representar Joinville”, comemora.

No sábado, os tempos nas picinas destacaram os novatos, com média de um ano de treinamento. De acordo com Quintino, já estão aptos a brigar por medalha. Um destes nomes é Yuri Eward Schulze, 14 anos, que treina há dez meses, mas obteve bom tempo. Se houvesse premiação, estaria em segundo lugar na disputa.

Para Quintino, é um bom resultado para quem está começando. Yuri aprendeu a nadar ainda criança, na escolinha do Cepe, o Cepinho. Lá, os pequenos são apresentados a vários esportes. Aos 12, eles podem escolher um para se dedicar.

Outro que superou expectativas foi Talisson Glock, 17. O garoto já garantiu índice para as Paraolímpiadas em Londres, em setembro. Em 2011, desembarcou no México para o Jogos Parapan-americanos (Parapan) e voltou a Joinville com três medalhas – entre elas, o ouro nos 100 metros costas, que lhe rendeu o recorde da prova na competição.”É bonito vê-lo nadar”, diz Quintino. “É o mesmo que ver (César) Cielo nadando”.

Saiba maisAtualmente, Joinville conta com 200 atletas paraolímpicos competindo em natação, atletismo, basquete, tênis de mesa e golbol. Desde janeiro, eles se preparam para os Parajasc. Os desafios ocorrerão um fim de semana por mês no Complexo Poliesportivo da Univille. Quem quiser se unir ao grupo pode se inscrever na hora.

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3757091.xml&template=4187.dwt&edition=19593&section=888

0 comentários:

Postar um comentário