Featured Article

terça-feira, 29 de maio de 2012

JOINVILLE: Municípios do Projeto “Cidade Acessível é Direitos Humanos” se reúnem


As cidades participantes do Projeto “Cidade Acessível é Direitos Humanos” se reuniram no 22 de maio nas dependências da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, em Brasília. Joinville, um dos oito selecionados, esteve representado pela coordenadora do Comitê Gestor Cidade Acessível é Direitos Humanos, Rita de Cássia Fernandes, que relatou as iniciativas do município na consolidação da acessibilidade como direito de todos. Também fazem parte deste projeto piloto, implantando em , Campinas, Uberlândia, Fortaleza, Rio de Janeiro, Goiânia, Guarulhos e São José dos Campos (estas duas últimas cidades integraram ao programa recentemente).



Na ocasião, o secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, falou sobre o Plano Nacional Viver sem Limite convocando os municípios a fazerem com que a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU ocorra na vida das pessoas por meio da articulação de políticas governamentais de acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade. O Viver sem Limite foi elaborado com a participação de mais de 15 ministérios e do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE), envolvendo todos os entes federados e prevê um investimento total de 7,6 bilhões até 2014.

No eixo de acessibilidade, o Plano Viver sem Limite apoia projetos federais como na área habitacional o programa “Minha Casa, Minha Vida” e o “Transporte Escolar Acessível”, o qual foi explanado pelo coordenador geral de acessibilidade da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Sérgio Paulo Nascimento. Conforme a coordenadora do comitê em Joinville, Rita de Cássia Fernandes, o município já está inserido automaticamente no Plano, mas é preciso estar em sintonia para ser contemplado. “Há recursos disponíveis, por exemplo, para conseguir ônibus acessível. Precisamos falar com a Secretaria de Educação, levantar os dados do Benefício de Prestação Continuada (BPC) na escola, repassar informações à recém-criada Secretaria Nacional de Acessibilidade e, assim, poder ser beneficiado com o veículo”. E complementa: “Tudo gratuitamente, sem nenhum custo ao governo local”. 

A próxima etapa do Comitê Gestor Cidade Acessível é Direitos Humano em Joinville é estudar minuciosamente o “Plano Viver sem Limite”, criado em novembro de 2011, para analisar todas as possibilidades que possam ser aplicadas no município em termos de acessibilidade e acesso à garantia de direitos das pessoas com deficiência. O Plano visa um conjunto de 32 ações, com quatro eixos de atuação: acesso à educação, atenção à saúde, inclusão social e acessibilidade. 

Emanuelle Vieira Torres Schreiber
Rita de Cássia de A.C. Fernandes

segunda-feira, 28 de maio de 2012

JOINVILLE: Social - III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência irá acontecer nos dias 29 e 30 de maio

Para promover o debate e a consolidação de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência em Joinville, nesta terça e quarta-feira (29 e 30/5), irá acontecer a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.A abertura do evento será na terça, às 18h, no auditório da Mitra Diocesana.

Durante a Conferência, ocorrerão oficinas para fomentar o debate sobre temas abrangentes, entre eles, o trabalho e reabilitação profissional, acessibilidade, transporte e moradia para as pessoas com deficiência. A partir destas discussões serão elaboradas propostas que vão traçar um panorama municipal sobre a inclusão e destacarão aspectos que ainda precisam ser melhorados.


Este ano o evento irá contar com a participação do palestrante Janilton Lima, conselheiro do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência. Ao final do encontro, também será realizada a eleição dos delegados que vão representar o município na Conferência Estadual que irá acontecer em Florianópolis.


O evento em Joinville é organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comde) e é aberto à comunidade. As inscrições podem ser feitas no local.

Serviço:

* O quê:
III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
* Abertura: Dia 29/05 (terça-feira), às 18h
* Onde:
Auditório da Mitra Diocesana. Rua Jaguaruna, nº 147

Fonte: http://www.joinville.sc.gov.br/noticia/1962-III+Confer%C3%AAncia+Municipal+dos+Direitos+da+Pessoa+com+Defici%C3%AAncia+ocorre++nos+dias+29+e+30-5.html

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Adaptações simples podem tornar a casa de idosos e deficientes físicos mais segura

A segurança e o conforto dos moradores são aspectos imprescindíveis nas residências onde vivem pessoas com limitações motoras ou mobilidade reduzida, como idosos ou deficientes físicos. Adaptações simples e econômicas podem ser realizadas com o objetivo de prevenir acidentes e tornar o deslocamento das pessoas mais fácil e seguro como a instalação de barras de apoio, torneiras e misturadores de fácil acionamento e manuseio, pontos de luz que guiem o caminho pelos cômodos, entre outras opções.

No mercado, é possível encontrar uma variedade de produtos para criar ambientes confortáveis, que mantenham a estética e agreguem segurança e conforto aos moradores. Em casa, as áreas com mais riscos são as molhadas e escorregadias, como banheiros, cozinhas, áreas de serviço e quintais, que precisam de cuidados adicionais, com o objetivo de reduzir acidentes domésticos.

Como medida preventiva, é recomendada a instalação de barras de apoio no banheiro a uma altura de 30 centímetros acima do tampo do vaso sanitário, permitindo maior flexibilidade e segurança no deslocamento. Na cozinha, as barras de apoio devem ser instaladas em locais firmes e a torneira ou o misturador em altura média de 30 centímetros sobre a pia. Alguns modelos de torneiras ou misturadores oferecem, inclusive, opções de acionamento por meio de manoplas diferenciadas, que permitem maior facilidade de manuseio. Outra medida simples e eficaz é a instalação de luzes de emergência nos corredores e cômodos de maior movimento que, em caso de ausência de luz, facilita o deslocamento das pessoas dentro da casa.

Em jardins, áreas de serviço e quintais é indicado o uso de pisos antiderrapantes, que reduzem a possibilidade de acidentes. Em áreas internas, como salas e quartos, esses produtos também são recomendados. O investimento realizado na adaptação da casa não implica, necessariamente, em altos custos, mas torna o projeto de arquitetura seguro e confortável. “Cada vez mais, as pessoas estão investindo em segurança, o que faz com que os fornecedores trabalhem no desenvolvimento de produtos com tecnologia a preço acessível. Hoje, por exemplo, vemos que a utilização das barras de apoio vai além das limitações físicas das pessoas com mobilidade reduzida e atinge também outras faixas da população, que se conscientizam dos benefícios deste tipo de produto em áreas molhadas e escorregadias como piscinas, saunas e banheiros”, conclui Julio Azevedo, coordenador de mercado de Metais da Saint-Gobain Distribuição Brasil.

Fonte: http://www.deficientefisico.com/adaptacoes-simples-podem-tornar-a-casa-de-idosos-e-deficientes-fisicos-mais-segura/

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Tecnologia permite tetraplégicos comandar braço robótico pelo pensamento

Uma mulher tetraplégica foi capaz de pegar uma garrafinha térmica e beber café quentinho sem a ajuda de nenhuma pessoa. Os responsáveis pela façanha foram uma equipe internacional de cientistas que conectou eletrodos inseridos em seu córtex motor - parte cerebral responsável pelos movimentos voluntários - a um computador e um braço mecânico. Pela primeira vez em 15 anos, a paciente, conhecida no estudo como S3, conseguiu beber café usando seus próprios sinais neurais para fazer o movimento.

Quando uma pessoa quer se movimentar, ela libera um fluxo de sinais elétricos do cérebro para a medula espinhal. Interrupções nestas vias nervosas impossibilitam a passagem dos sinais elétricos, o que causa a paralisia.


Os testes do braço mecânico controlado pelo pensamento foram feitos com dois pacientes que sofreram AVC há mais de 10 anos. Eles também têm a chamada síndrome do encarceramento, no qual o paciente não consegue mover os membros nem falar, e se comunica apenas por piscadas de olho que indicam as letras de uma palavra ou frase que querem informar. Os resultados do estudo foram divulgados no periódico científico Nature.


Pesquisadores americanos e alemães implantaram um conjunto de 96 eletrodos do tamanho de uma aspirina no córtex motor, no topo da cabeça dos voluntários. Os sinais cerebrais iam para um computador que decodificava os algoritmos e levava até o braço mecânico. O equipamento recebeu o nome de BrainGate2.


Veja o vídeo da paciente com paralisia comandando braço robótico com o pensamento


"Eu penso em movimentar a minha mão e o meu punho. É muito confortável e natural imaginar minha mão direita se movendo para a direção que eu quero que o braço robótico se mova", contou Cathy Hutchinson, de 58 anos. Ela usou os olhos para indicar as letras de seu relato divulgado à imprensa. A atividade também não exige concentração excessiva. De acordo com a paciente, ela não fez nada além do que estava acostumada a coordenar pelos pensamentos antes de perder os movimentos. "No início tive que me concentrar e focar os músculos que usaria para executar determinadas funções".


Robert, o outro paciente que participou do experimento também informou que não teve dificuldade de comandar o braço robótico pelo pensamento. "Eu só imaginei que estava mexendo o meu próprio braço e o braço mecânico foi para onde eu queria que ele fosse", anunciou o homem de 66 anos.


Os pesquisadores ficaram entusiasmados com o fato mesmo depois de anos de paralisia, o córtex motor dos dois pacientes continuou funcionando, sendo capaz de liberar sinais neurais.


Interação cérebro-máquina

Os sinais neurais enviados pelos pacientes foram interpretados por um computador do tamanho de uma geladeira, que é conectado ao braço robótico e aos eletrodos. Os pesquisadores destacaram que para cada indivíduo eles construíram um novo decodificador. "Cada neurônio é uma espécie de torre transmissão de rádio e tem centenas de sensores. Há um padrão comum para os movimentos, mas muda muito o conjunto de sinais dados por cada indivíduo para fazer cada movimento", disse John Donoghue, neurocientista da Universidade de Brown e pioneiro no desenvolvimento do BrainGate, há mais de uma década.

Para habilitar os computadores a interpretar os sinais neurais corretamente, Robert imaginou controlar o braço do robô, enquanto observava movimentos pré-programados. A atividade cerebral correspondente foi gravada e usada para construir um mapa entre os padrões de sinais do cérebro de Robert e as atividades realizadas pelo robô.


O equipamento ainda precisa passar por uma série de testes até que seja aprovado. Há ainda a questão financeira para comercializá-lo. "Eu acredito que seja questão de anos, menos de uma década que vamos conseguir comercializá-los", disse Leigh Hochberg, neurologista da Brown Universidade.


Fonte: http://sentidos.uol.com.br/canais/materia.asp?codpag=13855&canal=cientifico

terça-feira, 22 de maio de 2012

JOINVILLE: Fórum debate a educação inclusiva no município

Um encontro para discutir a inclusão no âmbito escolar ocorreu nesta segunda-feira (21/05), no plenário da Câmara de Vereadores de Joinville. Cerca de 300 pessoas participaram do 1º Fórum Técnico de Educação Inclusiva, organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COMDE) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). 

Pela manhã, foi apresentada uma devolutiva de pesquisas feitas nas escolas de Joinville sobre o tema proposto no Fórum. No período da tarde, uma representante da Secretaria de Educação apresentou o atual cenário da educação inclusiva no município e posteriormente aconteceu um debate, no qual foram discutidas melhorias para o atual sistema. 

Sérgio Luiz da Silva, presidente do COMDE, explica que a proposta do evento é chamar atenção para o tema da educação inclusiva. “Qual é o incentivo de aprendizado para o aluno, se ele não entende o que está sendo falado? Muitos estudantes surdos, por exemplo, não podem contar com um intérprete de libras dentro da sala de aula. Organizamos o evento para fomentar essa discussão e encontrar caminhos para o aprimoramento da educação dessas crianças e jovens”, relata. 

Fonte: http://www.joinville.sc.gov.br/noticia/1907-F%C3%B3rum+debate+a+educa%C3%A7%C3%A3o+inclusiva+no+munic%C3%ADpio+.html

JOINVILLE: Esporte - Joinville domina os Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina

A delegação com 35 para-atletas da Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville (Felej) retornou dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) vitoriosa. O grupo estava em Brusque desde o dia 15 de maio e conquistou medalhas com todos os atletas, garantindo 19 vagas para as Paralimpíadas Escolares que vão ocorrer em outubro, na cidade de São Paulo (SP).

São dez atletas na Natação, cinco no Tênis de Mesa, um na seleção do vôlei sentado e três integrando a seleção catarinense de futebol 7, a grande novidade. "Chegamos em Brusque e alguns para-atletas do atletismo pediram para disputar o futebol 7. Liberamos eles e tivemos um êxito muito grande", alertou Rosicler Ravache, coordenadora do Paradesporto da Felej.

Joinville foi a delegação que conquistou o maior número de vagas para as Paralimpíadas escolares entre todas as cidades participantes. “Nosso objetivo foi alcançado. Igualamos o número de vagas da última temporada”, resumiu Rosicler. Na natação, em que a equipe joinvilense teve mais uma vez como destaque o jovem Talisson Glock, o técnico Vanderlei Quintino assinalou que as expectativas foram cumpridas. "Mais dois atletas nossos que não estiveram nas disputas iniciais também devem receber o convite para as Paralímpiadas Escolares. Isso é fruto do bom trabalho realizado”, concluiu o treinador.

Entre os destaques da delegação da Felej um, em especial, chamou a atenção de muitos participantes dos Parajesc. “O Gabriel Pina tem 17 anos e nunca tinha andado de forma independente em sua cadeira de rodas. Pela primeira vez ele caminhou sozinho e conseguiu completar a prova dos 100 metros. Isso vale muito mais do que qualquer recorde ou medalha conquistada”, assinalou Rosicler. “A família dele esteve presente e a emoção tomou conta de todos na pista de atletismo”, concluiu.

Fonte: http://www.joinville.sc.gov.br/noticia/1902-Joinville+domina+os+Jogos+Escolares+Paradesportivos+de+Santa+Catarina.html

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Nadador amputado dos 4 membros completa primeira etapa de volta ao mundo

O nadador francês Philippe Croizon, de 43 anos, perdeu as pernas e os braços depois de levar um choque elétrico violento quando foi ajustar a antena parabólica em sua casa. Mesmo com os 4 membros amputados, não desiste de realizar suas metas e sonhos.

Antes de entrar na água, o atleta veste uma capa de proteção para a perna, uma espécie de pé de pato que lhe dá impulso. Philippe conta com a ajuda do seu fiel nadador-assistente, Arnaud Chassery, para realizar alguns de seus sonhos como atleta.

Croizon, que teve os quatro membros amputados, nadou os quase 20 km que separam a Oceania da Ásia e completou a primeira etapa de uma volta ao mundo para unir os cinco continentes.
O francês, que nada equipado com próteses e que em setembro de 2010 atravessou o Canal da Mancha, partiu da Oceania às 6H00 no vilarejo de pescadores de Wutung, em Papua-Nova Guiné.

Após oito horas de nado e quase 20 quilômetros, ele chegou a Pasar Skow, na Indonésia, no continente asiático.

“Tudo saiu bem”, disse o documentarista Robert Iséni, que cumpre o papel de porta-voz da equipe. Croizon nada acompanhado por Arnaud Chassery, especialista em nado em mar aberto.

Philippe Croizon cumpriu assim a primeira etapa de uma volta ao mundo que unirá em quatro travessias os cinco continentes, entre maio e agosto.

Em junho, a dupla de nadadores passará da Ásia para a África, atravessando os 25 km que separam o Golfo d’Aqaba, na Jordânia, da costa egípcia no continente africano.

No mês seguinte eles esperam ligar a Europa e África através do Estreito de Gibraltar, em uma distância de 14 km que equivalem a 20 ou 25 km se consideradas as correntes. Em agosto, esperam fazer o mesmo pelas águas geladas do Estreito de Bering para unir Ásia e América do Norte.

Fonte: http://www.deficientefisico.com/nadador-amputado-dos-4-membros-completa-primeira-etapa-de-volta-ao-mundo/

sexta-feira, 18 de maio de 2012

JOINVILLE: SAÚDE - Servidores do Comasa realizam semana de cuidados à saúde mental

“Saúde mental não se faz só pela equipe responsável pelos CAPS, se faz em todos os lugares”, explica a terapeuta ocupacional Angela Andréa de França. Foi pensando nisso que a Unidade Básica de Saúde do Comasa aderiu à Semana Municipal de Conscientização e Orientação sobre Saúde Mental – promovida pela Secretaria Municipal da Saúde –, criando atividades para os servidores da própria unidade com o nome “Um olhar sobre quem cuida”.

Organizada pelas psicólogas Cristina Kortmann e Solange de Oliveira e pelas terapeutas ocupacionais Angela Andréa de França e Josiane Kintzel, a semana contou com oficinas de fuxico, de máscaras, de ikebana (arte japonesa de arranjos florais) e de autoconhecimento. Além disso, foi montada uma sala especial: música, texturas e aromas transportaram os servidores a uma experiência sensorial e relaxante.

A ideia, segundo a terapeuta ocupacional Josiane Kintzel, era dar atenção à saúde mental dos profissionais da unidade. “Antes de sensibilizar os usuários, temos que sensibilizar os servidores, eles também ficam doentes”, completa.

As atividades dirigidas somente aos profissionais da unidade do Comasa encerram na sexta-feira (18/5) com mercado de pulgas, exposição dos trabalhos realizados e concurso de culinária. Mas a comunidade pode aproveitar a programação do Dia Nacional de Luta Antimanicomial, que inclui apresentações artísticas e culturais, nesta sexta-feira, na Praça Nereu Ramos. Caso chova, o evento será transferido para o Ginásio Mário Timm, rua José Elias Giuliari, 316.
Programação Dia Nacional da Luta Antimanicomial
9h – 9h20 - Abertura do evento
9h25 – 9h45 - Dinâmica de abertura
9h45 – 10h30 - Apresentação de peça teatral: "Superação" - Grupo “Delírios em Cena” CAPS III
10h30 - 11h - Apresentação artística de usuários do CAD – Centro de Atenção Diária
11h - 11h30 - Apresentação musical de usuários do SOIS (Serviços Organizados de Inclusão Social)
11h30 - 12h - Intervalo
12h - 12h30 - Apresentação e aula aberta de dança
12h30 - 13h - Dança Circular
Haverá participação dos estagiários do curso Técnico em Enfermagem do IFSC e dos cursos de Pedagogia e Serviço Social da Aupex.
 Fonte: http://www.joinville.sc.gov.br/

quinta-feira, 17 de maio de 2012

MPF quer telefones celulares acessíveis para pessoas com deficiência visual

A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão protocolou hoje uma ação civil pública para que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estabeleça, no prazo máximo de 120 dias, regras que garantam a acessibilidade das pessoas com deficiência visual aos telefones celulares. A regulamentação deverá estabelecer normas para que sejam oferecidos no mercado aparelhos que indiquem, de forma sonora, as operações e funções disponíveis no visor.

"A ação visa garantir acessibilidade ampla e irrestrita das pessoas com deficiência visual aos serviços de telefonia móvel pessoal", explicou o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Jefferson Aparecido Dias, autor da ação.

Em maio de 2011, após receber reclamações que indicavam as dificuldades na aquisição de celulares acessíveis aos deficientes visuais, a PRDC solicitou esclarecimentos à Anatel e foi informada que muitos aparelhos já possuem facilidades que propiciam a interação por intermédio da fala. Na oportunidade a Agência enviou ao Ministério Público Federal uma relação de aparelhos que possuem o software "leitor de mensagens".

Da lista fornecida pela Anatel apenas alguns modelos foram encontrados no mercado nacional, a maioria com tela sensível ao toque, o que torna sua navegação praticamente impossível aos deficientes visuais. "O software 'leitor de mensagens' que acompanha esses aparelhos opera apenas nos idiomas inglês e finlandês", informa a ação.

A PRDC também consultou a Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual (Laramara). A instituição analisou o software 'leitor de mensagens' e concluiu que ele não atende as necessidades das pessoas com deficiência visual, já que não possui recursos que indiquem de forma sonora todas operações disponíveis no visor. Para obter tal acesso, segundo a associação, o deficiente visual teria que adquirir o software "talks", que custa aproximadamente R$ 700,00 e instalá-lo em aparelhos compatíveis.

Diante das dificuldades, o MPF recomendou à Anatel, ainda em 2011, que regulamentasse, no prazo de 90 dias, os requisitos para certificação de aparelhos sonoros, visando o atendimento às condições de acessibilidade.

Em resposta, a Anatel informou que as regras formuladas pela sua Gerência de Certificação e Engenharia de Espectro se dirigem somente à indústria de equipamentos de telecomunicações, para que a produção atenda a quesitos de segurança, neutralidade de redes e respeito à vida do consumidor. A agência também enviou uma compilação de normas em vigor que garantiriam a acessibilidade dos deficientes.

Para Dias a resposta não atendeu à recomendação. Ele considera que a Anatel "tem obrigação legal de proceder à regulamentação" e que está sendo "omissa no tocante ao pleno gozo dos direitos fundamentais das pessoas com deficiência".

DIREITOS - Na ação, o procurador cita normas internacionais - como a Convenção Internacional sobre Direitos das Pessoas com Deficiência e a Convenção Interarmericana para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas com Deficiência - e normas nacionais, como a Lei 10/098/00 e o decreto 5.296/04, que garantem os direitos das pessoas com deficiência visual à todas as formas de comunicação.

"Se existem os preceitos legais, por que continuam a ser violados?", questiona o procurador. "Por falta de vontade política para cumprir tais preceitos, flagrantemente desrespeitados", argumenta.

Dias argumentou que para a maioria dos usuários de telefone celular as condições de acessibilidade podem parecer irrelevantes, mas "representam limites intransponíveis para o exercício dos direitos de uma parcela da população que sofre com a deficiência visual".

Fonte: http://sentidos.uol.com.br/canais/materia.asp?codpag=13849&

quarta-feira, 16 de maio de 2012

ESPORTE: Joinville segue para as disputas nos Parajesc

Joinville embarcou nesta terça-feira (15/5) para a 3ª edição dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc), que acontecerão até domingo (20), na cidade de Brusque. Serão 54 municípios nas disputas por vagas no Campeonato Brasileiro Paralímpico, em outubro, em São Paulo (SP).

A equipe da Fundação Municipal de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville (Felej) estará composta de 35 atletas nas disputas da natação, atletismo e tênis de mesa. A solenidade de abertura será nesta quarta-feira, dia 16, às 20 horas, na Arena Multiuso de Brusque.

A competição reunirá atletas dos quatro graus: DV (Deficientes Visuais), DA (Deficientes Auditivos), DI (Deficientes Intelectuais), e DF (Deficientes Físicos), todos até 20 anos. A delegação da Felej contará ao total com 48 pessoas que ficarão alojadas na cidade, e a expectativa é que, assim como em 2011, um alto número de vagas seja conquistado. “Na última edição, 19 atletas nossos obtiveram o índice para os Jogos Brasileiros. Este ano, esperamos aumentar ainda mais esse número”, avaliou a coordenadora do Paradesporto na Felej, Rosicler Ravache.

O grande destaque da equipe joinvilense é o nadador Tallison Glock, que já conquistou o índice para as Paralimpíadas de Londres deste ano. No entanto, diferente do resto da delegação, Tallison irá para Brusque somente no dia da sua prova, para não alterar o seu planejamento de treinos em Joinville.

Fonte: http://www.joinville.sc.gov.br/noticia/1851-Joinville+segue+para+as+disputas+nos+Parajesc.html

terça-feira, 15 de maio de 2012

JOINVILLE: Saúde - Conheça a estrutura do atendimento de saúde mental de Joinville

Estrutura do atendimento de saúde mental de Joinville

CAPS I – Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil “Cuca Legal”
O QUE FAZ: Atendimento às crianças e adolescentes até 16 anos que estejam em sofrimento psíquico grave (psicose, depressão, transtornos de humor, transtornos alimentares, distúrbio de conduta, fobias, entre outros) que apresentem dificuldades em estabelecer e manter relações na família, escola e comunidade. Também atende crianças e adolescentes até 14 anos que fazem uso nocivo de substâncias psicoativas. 

CAPS II – Centro de Atenção Psicossocial “NOSSA CASA” (Atenção Diária)
O QUE FAZ: Acompanhamento intensivo de pessoas com sofrimento psíquico grave acima de 18 anos, residentes na zona sul do município. Funciona como um recurso intermediário entre a rede ambulatorial e a internação hospitalar, evitando reinternações psiquiátricas. O atendimento compreende acompanhamento em enfermagem, psicologia, psiquiatria, serviço social, terapia ocupacional e farmácia. 

CAPS III - Centro de Atenção Psicossocial 24h– Dê Lírios
O QUE FAZ: Serviço 24 horas que atende pessoas com transtornos mentais graves e persistentes. Acompanhamento intensivo e diferenciado em saúde mental para as pessoas acima de 18 anos, residentes na zona norte do município.

CAPS AD - Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas
O QUE FAZ: Atende adolescentes a partir dos 14 anos e adultos que fazem uso nocivo e abusivo de drogas e álcool, com ênfase na reabilitação e reinserção social, familiar e redução de danos. Nos próximos dias, entra em funcionamento o “Consultório de Rua” - um veículo equipado que percorre a cidade para dar assistência aos usuários de drogas e álcool que moram ou estão em situação de rua. 

PAPS - Pronto Acolhimento Psicossocial
O QUE FAZ: acolhimento de pessoas que chegam ao serviço espontaneamente ou encaminhados pelas unidades de saúde e dá o encaminhamento adequado às ações de saúde mental existentes no município. O PAPS não atende pessoas em surto (comportamento agitado, agressivo, delirante). Essas pessoas devem procurar os Serviços de Emergência do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt ou o CAPS de referência. 

SOIS - Serviços Organizados de Inclusão Social
O QUE FAZ: trabalha para a inclusão social das pessoas com transtorno mental por meio do trabalho, lazer, educação e moradia. O SOIS é também responsável pela administração da Residência Terapêutica que abriga pacientes de Joinville que estavam internados em hospitais psiquiátricos e procura reinserí-los no convívio social.



Fonte: SECOM - Prefeitura de Joinville

JOINVILLE: Esporte - Seleção Brasileira de Basquete em Cadeiras de Rodas se despede de Joinville

A Seleção Brasileira masculina de Basquete em Cadeira de Rodas se despediu de Joinville nesta segunda-feira (14/05). O grupo da técnica Fátima Fernandes estava na cidade desde o dia 5 de maio e iniciou os trabalhos de preparação, no CT Ivo Varella, visando o Campeonato Sulamericano que acontece em dezembro, ainda sem local definido. Esta foi a primeira etapa de preparação que ainda acontecerá em junho e julho, em Niterói (RJ).

Com o segundo melhor basquete cadeirante do país, Santa Catarina sempre se mostrou simpática ao esporte e isso alinhou as ideias para os treinamentos em Joinville. “Isso já era para ter acontecido no ano passado. Esta região é muito boa e o esporte está crescendo consideravelmente aqui", explanou Marcos Gama, coordenador da Seleção. Segundo ele, neste momento, acontece uma renovação do elenco já pensando nas Olimpíadas de 2016. “É um período de observações em que estamos analisando cada atleta”, ressaltou.

A delegação da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC) contou com 28 atletas que ficaram hospedados em um hotel na área central da cidade. Para a técnica da seleção, Fátima Fernandes, Joinville contribuiu muito para a preparação. “São 20 atletas de 15 equipes do país. Os treinamentos aconteceram das 8 às 14 horas em todos estes dias e não existiu nenhum problema”, ressaltou a comandante. "Tivemos êxito em todos os setores e conseguimos executar nosso planejamento. Foi perfeito", resumiu.

Para o presidente da Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville, Flávio Pscheidt, as portas continuam abertas para a CBBC. “Quem ganha com isso é a cidade. Estamos muito satisfeitos em ter a honra de ser a sede da primeira etapa de treinamentos”, alertou.

O planejamento da CBBC inclui uma renovação ao natural do elenco brasileiro. “É um trabalho a longo prazo”, ressaltou Naise Pedrosa, presidente da Confederação. “O clima ameno da cidade ajudou muito em nossa preparação. Joinville foi o marco, o nosso primeiro passo visando as Olimpíadas no Brasil”, completou. Os atletas da seleção agora entram em um breve período de folga até o dia 20 de junho, quando se apresentam em Niterói (RJ), para a segunda etapa dos treinamentos.

Fonte: http://www.joinville.sc.gov.br/noticia/1837-Sele%C3%A7%C3%A3o+Brasileira+de+Basquete+em+Cadeiras+de+Rodas+se+despede+de+Joinville.html

segunda-feira, 14 de maio de 2012

JOINVILLE: Desafio Paraolímpico - Natação

De olho nos Jogos Abertos Paradesportivos de SC (Parajasc), marcados para novembro em Brusque, jovens atletas de Joinville mostraram a que vieram nas piscinas da Universidade da Região de Joinville (Univille), no sábado de manhã. O esquenta bem antecipado abriu a temporada deste ano do Desafio Paraolímpico, organizado pela Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville (Felej).

Amanhã, parte dos atletas participa dos Jogos Escolares Paradesportivos de SC (Parajesc), em Brusque, até domingo. Em junho, há a competição nacional, com mais disputas em julho e novembro. Porém, o mais esperado são mesmo os Parajasc. Segundo o nadador e voluntário da equipe de natação paraolímpica Centro Esportivo para Pessoas Especiais (Cepe), Vanderlei Quintino, o resultado do desafio surpreendeu. “Aumentaram nossa expectativa na delegação que vai representar Joinville”, comemora.

No sábado, os tempos nas picinas destacaram os novatos, com média de um ano de treinamento. De acordo com Quintino, já estão aptos a brigar por medalha. Um destes nomes é Yuri Eward Schulze, 14 anos, que treina há dez meses, mas obteve bom tempo. Se houvesse premiação, estaria em segundo lugar na disputa.

Para Quintino, é um bom resultado para quem está começando. Yuri aprendeu a nadar ainda criança, na escolinha do Cepe, o Cepinho. Lá, os pequenos são apresentados a vários esportes. Aos 12, eles podem escolher um para se dedicar.

Outro que superou expectativas foi Talisson Glock, 17. O garoto já garantiu índice para as Paraolímpiadas em Londres, em setembro. Em 2011, desembarcou no México para o Jogos Parapan-americanos (Parapan) e voltou a Joinville com três medalhas – entre elas, o ouro nos 100 metros costas, que lhe rendeu o recorde da prova na competição.”É bonito vê-lo nadar”, diz Quintino. “É o mesmo que ver (César) Cielo nadando”.

Saiba maisAtualmente, Joinville conta com 200 atletas paraolímpicos competindo em natação, atletismo, basquete, tênis de mesa e golbol. Desde janeiro, eles se preparam para os Parajasc. Os desafios ocorrerão um fim de semana por mês no Complexo Poliesportivo da Univille. Quem quiser se unir ao grupo pode se inscrever na hora.

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3757091.xml&template=4187.dwt&edition=19593&section=888

sexta-feira, 11 de maio de 2012

JOINVILLE: Esporte - Desafio Paralímpico de Joinville tem início neste sábado (12/5)

Neste sábado (12/5), às 9 horas, no Complexo Aquático da Univille, terá início o 1º Desafio Paralímpico de Joinville com as provas de Natação. Em fase de preparação para os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (ParaJasc), diversos atletas da cidade estarão no evento que tem a organização do Departamento Paradesportivo da Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville (Felej).

Cerca de 40 para-atletas estarão nas piscinas, aliados a 10 nadadores convencionais que também farão parte das disputas. O objetivo da competição é integrar os atletas visando os eventos desta temporada e também preparar a equipe joinvilense para os campeonatos estaduais.

Entre os participantes, o grande destaque é a presença da jovem revelação Talisson Glock, de apenas 17 anos, revelado na escolinha Paralímpica Centro Esportivo para Pessoas Especias (CEPE), que atingiu o índice Paralímpico para Londres 2012, no último ParaPan-Americanos de Guadalajara, no México, em 2011.

A competição tem idade mínima de 12 anos e reunirá somente atletas de Joinville. “É hora de focar a nossa preparação para esses eventos que teremos em Santa Catarina”, ressaltou o coordenador da Natação Paralímpica da Felej, Vanderlei Quintino.

Fonte: http://www.joinville.sc.gov.br/noticia/1802-Desafio+Paral%C3%ADmpico+de+Joinville+tem+in%C3%ADcio+neste+s%C3%A1bado+%2812-5%29.html

quinta-feira, 10 de maio de 2012

SAÚDE: Caps III promove teatro para comemorar Semana sobre Saúde Mental

O grupo teatral do Caps III Dê-Lírios 24 horas (Centro de Atendimento Psicossocial) apresenta neste sábado (12/5) a peça “Superação”, a partir das 15h, em sua sede. A peça, desenvolvida pelos próprios usuários com supervisão dos profissionais, conta a história sobre o universo das pessoas com transtorno mental. A ação é aberta a toda a comunidade e marca o início da comemoração da Semana Municipal de Conscientização e Orientação sobre Saúde Mental, que acontece de 14 a 18 de maio, em Joinville

O Caps III 24 horas é um serviço da Secretaria da Saúde que atende pacientes da zona Norte de Joinville, maiores de 18 anos, com transtornos mentais graves e persistentes. O serviço oferece quartos com cinco leitos, salas de apoio e lugares ao ar livre onde são realizadas terapias em grupos, atividades esportivas, teatrais, ginástica e oficinas. No espaço para pernoite, o usuário pode permanecer durante sete dias corridos ou 10 dias intercalados em um período de 30 dias. O serviço fica na rua Tubarão, 128, América.

Fonte:  http://www.joinville.sc.gov.br/noticia/1797-Caps+III+promove+teatro+para+comemorar+Semana+sobre+Sa%C3%BAde+Mental.html


terça-feira, 8 de maio de 2012

Proposta dá prioridade a processos judiciais de pessoas com deficiência

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3245/2012, do Senado, que estabelece prioridade na tramitação de processos judiciais e administrativos em que figure, como parte ou interessado, um portador de deficiência, desde que a causa do processo tenha vínculo com a deficiência.

O projeto altera a lei que trata dos direitos das pessoas com deficiência (7.853/89) e o Código de Processo Civil (CPC – Lei 5.869/73).

Atualmente, o CPC prevê a prioridade de tramitação em todas as instâncias para procedimentos judiciais em que figure, como parte ou interessado, pessoa com idade igual ou superior a 60 anos ou portadora de doença grave. A lei 7.853/89 não prevê esse tipo de direito para as pessoas com deficiência.

A proposta tem como fundamento a necessidade de aperfeiçoar a inclusão das pessoas com deficiência, que contam com diversos benefícios legais, mas ainda não encontram o mesmo apoio no trâmite dos processos judiciais.

De acordo com o autor da proposta, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), a morosidade judicial deixa muitas pessoas com deficiência sem o devido amparo, aguardando a lenta solução de processos que, muitas vezes, têm relação direta com sua deficiência e com a eventual busca da justa indenização por tê-la adquirido, tais como erro médico, acidente de trabalho e de trânsito.

Tramitação
O projeto foi apensado ao PL 7699/06, que institui o Estatuto do Portador de Deficiência, e está pronto para inclusão na pauta do Plenário.

Fonte: http://www.deficientefisico.com/proposta-da-prioridade-a-processos-judiciais-de-pessoas-com-deficiencia/

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Campanha de conscientização do mal de Alzheimer realizada em Israel

Imagine você chegando no maior complexo de cinemas da sua cidade e vai a bilheteria comprar o seu ingresso para assistir ao filme que você escolheu, dá uma passadinha naquela lojinha e compra aquele combo milionário de pipoca e refrigerante, entra no cinema e se senta. Quando o filme começa, algo parece muito errado ….


Durante 1 semana em Israel, o filme das sessões do maior complexo de cinema simplesmente foi trocado por um outro propositalmente para que a platéia pudesse participar de uma experiência única e que jamais poderia ser esquecida.

Era a semana internacional de conscientização do Alzheimer.

Uma simples ideia que gerou 500.000 shekels em espaço de mídia, expôs centenas de milhares a causa, e claro, o mais importante: Neste ano em Israel, a Semana Internacional de conscientização do Mal de Alzheimer foi certamente sentida.

Fonte: http://www.deficientefisico.com/campanha-de-conscientizacao-do-mal-de-alzheimer-realizada-em-israel/

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Prêmio FINEP de Inovação 2012 terá categoria para inovações em tecnologia assistiva

Até o dia 16 de agosto, empresas do ramo de tecnologia assistiva poderão se inscrever e concorrer ao Prêmio FINEP de Inovação 2012, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Essa é uma das novidades do projeto que completa 15 anos.

O objetivo da nova categoria é selecionar os melhores produtos e processos que promovam a autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida.

Os vencedores deste ano vão ganhar premiação em dinheiro. Serão disponibilizados de R$ 100 mil a R$ 600 mil para os primeiros colocados regionais e nacionais de cada categoria, totalizando cerca de R$ 9 milhões. Até 2011, a FINEP concedia aos vencedores recursos não reembolsáveis, cuja liberação ficava condicionada à apresentação de um projeto de ciência, tecnologia e inovação. Os ganhadores da categoria tecnologia assistiva vão receber R$ 100 mil nas etapas regional e nacional.

A Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) foi convidada para participar da Comissão Julgadora da nova categoria.

As inscrições vão até o dia 16 de agosto pelo site www.finep.gov.br/premio.
 
 
Plano Viver Sem Limite – Entre as ações do Plano Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, lançado no dia 17 de novembro de 2011, o Governo Federal vai liberar mais de R$ 6 milhões em linhas de créditos, até 2014, para projetos apresentados por consórcios entre universidades ou instituições de Ciência e Tecnologia C&T), além de empresas que atuem no setor de tecnologia assistiva (TA).

Outros R$ 90 milhões foram liberados em crédito subsidiado com taxas de juros de 4% ao ano para projetos de inovação de empresas de tecnologia assistiva.

Mais duas importantes ações já foram concretizadas: Instalação do Centro Nacional de Tecnologia e Informação Renato Archer, em Campinas/SP. Vinte núcleos de pesquisa serão montadas em universidades públicas, para o desenvolvimento de tecnologias estratégicas com foco em prevenção, reabilitação e acessibilidade; O Brasil entrou para a Aliança Internacional de Provedores de Informação sobre tecnologia assistiva, após disponibilizar um catálogo virtual com mais de 1.200 produtos de TA do mercado brasileiro.
 
Fonte:http://www.sedh.gov.br/clientes/sedh/sedh/2012/05/03-mai-2012-premio-finep-de-inovacao-2012-tera-categoria-para-inovacoes-em-tecnologia-assistiva

quinta-feira, 3 de maio de 2012

TECNOLOGIA: Paraplégicos voltam a andar sozinhos com "calça robótica"

Um par de “calças robóticas” apelidado como ReWalk (ReCaminhar, traduzido para português) foi criado para ajudar pessoas paraplégicas a voltar a andar apoiadas por este aparelho.

A inovação foi mostrada numa feira tecnológica “Naidex” em Birmingham, no Reino Unido, e deverá ser comercializada dentro de um ano.

A empresa responsável pela criação do ReWalk é a Argo Medical Technologies, sediada em Israel. O aparelho foi criado para reabilitar os soldados que voltem com ferimentos dos cenários de guerra, como o Afeganistão.

A tecnologia já está sendo testada numa unidade especializada em danos da coluna, na Itália, após uma extensiva fase de testes, sendo que uma versão para o público em geral deverá chegar no final do ano.

O ReWalk consiste numa espécie de exoesqueleto que é usado pelo utilizador. É equipado com motores computorizados que mantém o aparelho na posição vertical permitindo subir degraus sem ser necessário qualquer ajuda de outra pessoa.

A autonomia que proporciona é uma das vantagens deste aparelho para as pessoas que passam a viver dependentes de outras.

Tornar a andar é benéfico não só a nível físico, já que impede uma série de problemas relacionados com a posição sentada que tem de ser adotada numa cadeira de rodas.


A nível psicológico proporciona também uma maior qualidade de vida.

“Para mim é incrível, a liberdade, dizerem-me que posso andar outra vez depois de me terem dito que nunca mais andaria é brilhante”, comentou Kaiof, israelense treinado no uso do dispositivo depois de ter perdido o controle das pernas enquanto estava no exército do seu país.

“Já tenho utilizado as calças há dois anos, e mudou a minha vida, posso viver normalmente outra vez”, acrescentou.

O responsável pela introdução do Rewalk no Reino Unido é a empresa Cyclone Technologies por um valor aproximado de 50.000 libras (cerca de 130 mil reais), de acordo com o jornal The Telegraph.

Fonte: http://www.deficientefisico.com/paraplegicos-voltam-a-andar-sozinhos-com-calca-robotica/

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Moda Inclusiva

A moda inclusiva vem ganhando espaço a cada dia, graças aos esforços de estilistas brasileiros que estão investindo na área em termos de pesquisa e custo, diferentemente da moda inclusiva que é feita na Europa a custo elevado.

Aqui no Brasil, temos exemplo de dedicação e criatividade no lançamento de produtos adaptados na área da moda. Estamos falando da estilista Cândida Cirino, que busca inspiração na realidade do cliente criando peças fundamentadas no perfil do público-alvo, seguindo tendências de modelagem e estampas, auxiliando na escolha e desenvolvimento de looks e acessórios, e proporcionando participação no processo de construção das peças.

Apostando na moda inclusiva, Candida pensa em cada detalhe e trouxe para a Feira Reatech 2012, que aconteceu entre os dia 12 e 15 de abril em São Paulo,uma luva adaptada para locomover cadeira de rodas. Estilo e proteção para as mãos, não só de cadeirantes, mas também para usuários de bengalas e muletas.

As luvas "My Space" foram desenvolvidas visando sofisticação e praticidade, indispensável para homens e mulheres de atitude. Atendendo gostos e estilos diversificados, acompanha tendências da moda em cores e estampas "animal prints". Combinando com looks casuais é sinônimo de ousadia fashion. Por falar em ousadia fashion, a estilista levou para as passarelas da feira um look ecofashion, mostrando que elementos orgânicos podem ser utilizados nos looks de forma criativa. Rayane Landin, modelo com paralisia cerebral que faz parte do casting da fotógrafa Kica de Castro, foi escolhida para desfilar e apresentar a criatividade de Candida Cirino no mundo fashion, que preocupa-se com usuários de cadeira de rodas no dia a dia.

Para conhecer mais sobre a estilista e seus projetos, acesse o site:
www.candidacirino.com.br

Fonte: http://sentidos.uol.com.br/canais/materia.asp?codpag=13831&canal=ligado

Postagens

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Blogger templates